As inscrições para o 1º semestre de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para universidades públicas, acontecem de 16 a 24 de fevereiro, mesmas datas informadas em edital. Não houve alteração nos dias apesar da antecipação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 para esta quinta-feira (9). A informação foi confirmada pelo Ministério da Educação (MEC). "Os demais processos seletivos (Sisu, Prouni e Fies) seguem as datas já programadas", afirmou o ministério. Para se inscrever, o candidato precisa ter prestado o Enem 2022 e não ter zerado na redação. Os interessados devem fazer a inscrição no site https://acessounico.mec.gov.br/sisu.
Como funciona a inscrição no Sisu:
O candidato deve selecionar duas opções de curso. A recomendação é consultar quantas vagas estão disponíveis por curso e por modalidade e quais as regras do processo seletivo de cada universidade (como notas mínimas exigidas ou regulamento para cotas sociais). É possível pesquisar as vagas pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso. Ao clicar no curso, aparecem mais detalhes e as modalidades disponíveis. Num primeiro momento, não tem notas de corte, que só são disponibilizadas no segundo dia. A nota de corte leva em consideração o número de interessados, as notas desses candidatos e a quantidade de vagas. Como os estudantes podem mudar as opções até o último dia do prazo, as notas de corte parciais oscilam. Por isso, é preciso ficar atento sempre às notas parciais divulgadas diariamente ao longo do período de inscrição. A orientação é acompanhar as notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial durante o período de inscrição. Se perceber que tem pouca chance de conseguir a vaga, pode alterar a escolha do curso. Quando o prazo de inscrição se encerra, ficam valendo as duas últimas opções salvas.
Resultados
A lista de aprovados na chamada regular será divulgada em 28 de fevereiro de 2023. O aluno só pode ser aprovado em um dos cursos marcados na inscrição: exclusivamente na 1ª opção, caso tenha obtido nota suficiente; em sua 2ª opção, caso a nota seja alta o bastante, e não tenha sido selecionado na 1ª opção. Para quem conseguiu índices suficientes nas duas opções de curso, o sistema permitirá a matrícula apenas na que foi colocada como prioritária.
Lista de espera: O candidato que não conseguir uma vaga na chamada regular pode manifestar interesse para participar da lista de espera de um dos dois cursos de seu interesse. Esta etapa só acontece caso haja vagas que não forem preenchidas na 1ª chamada e estará disponível de 28 de fevereiro a 8 de março.
Cronograma do Sisu
Inscrições: de 16 a 24 de fevereiro.
Resultados: 28 de fevereiro.
Nota considerada: Enem 2022.