Capital ecológica do Rio de Janeiro, a cidade de Cachoeiras de Macacu abriu alas para a folia aliando o meio ambiente à cultura. O município realiza, este ano, o primeiro Carnaval sustentável em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e o projeto Sustenta Carnaval.
Cachoeiras de Macacu possui cerca de 54% de Mata Atlântica preservada e foi usada como modelo para a realização do ‘Carnaval Sustentável 2023’. A ação reutiliza fantasias usadas no Carnaval 2022, nos desfiles das Escolas de Samba das Séries Ouro e Especial, que foram deixadas na área de dispersão da Marquês de Sapucaí. Ao utilizar, reutilizar e transformar as fantasias e adereços, o folião contribui para a redução de carbono, reduzindo os impactos negativos no ambiente.
– Aliar cultura e sustentabilidade, além de trazer ganhos para o meio ambiente, também é uma forma de dar visibilidade à causa ambiental. Esse projeto traz conscientização sobre o tema e ainda serve de exemplo a outros municípios – diz o governador Cláudio Castro.
O lançamento da festa "A Nossa Alegria nos Sustenta" contou com a presença da secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, do prefeito Rafael Miranda e autoridades municipais, na Avenida Governador Roberto Silveira, no Centro da cidade.
– Estamos aliando cultura e sustentabilidade, numa campanha de conscientização que envolve o Carnaval da Sapucaí, com materiais que brilharam na Avenida e que ganham um novo significado, promovendo o Carnaval do interior. Cachoeiras de Macacu já é um exemplo no cuidado do meio ambiente e agora ganha este destaque também no Carnaval – ressalta a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.