A Polícia Civil e o Ministério Público do Rio (MPRJ) prenderam, na manhã desta quinta-feira, em Itaguaí, o policial militar Claudio Rafael Bernardino, apontado como chefe de uma quadrilha que furta combustíveis em dutos da Transpetro. Além do PM, mais dois integrantes do grupo foram presos e um está foragido. Os agentes estão nas ruas para cumprirem ainda 11 mandados de busca e apreensão contra os criminosos, que já foram denunciados pelo MP.
A investigação teve início a partir de denúncia da Transpetro, que constatou furto de petróleo de seus dutos, em janeiro deste ano. Após nova tentativa de furto nos dutos, uma equipe da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) seguiu ao local e, ao desembarcarem da viatura, os policiais civis foram atacados por disparos. Na ocasião, os policiais encontraram em um carro abandonado no local documentos, telefone celular e munição.
Segundo o MP, durante as investigações, foi identificada uma organização criminosa voltada para a prática reiterada de furto qualificado de petróleo de dutos da Transpetro. O PM Claudio Rafael Bernardino é apontado como o chefe da organização, integrada também pelos denunciados Carlos Alberto Rabelo Costa; Claudio Henrique Bispo de Rezende; Saulo Lemos e Silva; Gabriel Lucas de Almeida Silva, o Tartaruga; e Jhony Soares França. Todos foram denunciados por organização criminosa e furto qualificado.