Desde terça-feira (5), os eleitores do estado do Rio de Janeiro que ainda não têm a biometria registrada na Justiça Eleitoral podem comparecer a qualquer Zona Eleitoral ou Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) para realizar a coleta das digitais. A reabertura do cadastro eleitoral torna novamente disponíveis, de modo presencial, todos os serviços relacionados ao título de eleitor.
Embora o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) ofereça um sistema de autoatendimento online, a coleta biométrica só pode ser realizada presencialmente em alguma unidade da Justiça Eleitoral. Pessoas que vão tirar o título pela primeira vez ou que ainda não têm biometria cadastrada devem se dirigir a um dos postos eleitorais, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, sem a necessidade de agendamento.
Para confirmar se já possuem biometria registrada, eleitores podem fazer uma consulta online. Caso o registro ainda não tenha sido feito, devem comparecer ao cartório eleitoral ou CAE. Para mais informações, o Disque TRE-RJ está disponível pelo telefone (21) 3436-9000, das 11h às 19h.
Meta: 100% do eleitorado biometrizado até 2026
Atualmente, aproximadamente 4 milhões de eleitores no Rio de Janeiro ainda não têm a biometria cadastrada, o que representa 32% do eleitorado. A Justiça Eleitoral espera alcançar a marca de 100% de biometria registrada até as próximas eleições, em 2026, quando a digital será requisito obrigatório para o voto.
A biometria é uma medida de segurança que garante que cada pessoa registrada no Cadastro Eleitoral seja única, dificultando fraudes eleitorais e assegurando que um eleitor não possa se passar por outro. No primeiro turno das eleições deste ano, 1.094.080 eleitores fluminenses, já com dados biométricos coletados pelo Detran-RJ, votaram utilizando a identificação das digitais, graças a um convênio entre o TRE-RJ e o órgão. Esses dados serão incorporados ao banco de dados da Justiça Eleitoral após uma validação técnica.
Além da biometria e do alistamento eleitoral, as unidades do TRE-RJ oferecem serviços como transferência de domicílio, regularização eleitoral, emissão de certidões e justificativa de ausência nas urnas.
Com o reforço na segurança e acessibilidade dos serviços eleitorais, a Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro busca assegurar a integridade do processo eleitoral e a inclusão de todos os cidadãos fluminenses no próximo pleito.