Uma situação curiosa envolvendo Marcelinho Paraíba chamou a atenção dos fãs de futebol nesta semana. O ex-meia da Seleção Brasileira foi anunciado como técnico de dois clubes diferentes em um intervalo de menos de 24 horas.
No sábado (8), Marcelinho foi oficializado como treinador do Americano-RJ, equipe que disputará a Série A2 do Campeonato Carioca. Já no domingo (9), foi anunciado pelo Nacional de Patos, que luta para escapar do rebaixamento no Campeonato Paraibano.
A notícia repercutiu no jornal inglês The Guardian, que descreveu o ex-jogador como um “homem ambicioso”.
“O meio-campista de 49 anos defendeu 26 clubes diferentes ao longo da carreira, mas nunca tentou atuar por dois times ao mesmo tempo. Como treinador, no entanto, Marcelinho parece ter outros planos. Em um único fim de semana, ele foi apresentado como o novo técnico de duas equipes, em duas divisões diferentes e dois estados distintos do Brasil”, destacou o jornal.
A publicação também fez uma comparação bem-humorada com grandes treinadores do futebol mundial.
“Com uma ética de trabalho que faria Marcelo Bielsa, Pep Guardiola e Eddie Howe parecerem meros amadores, Marcelinho foi anunciado como treinador do Americano-RJ e do Nacional de Patos no mesmo fim de semana, gerando confusão entre os torcedores dos dois clubes”, acrescentou o The Guardian.
Entenda o caso
Apesar da aparente polêmica, a explicação é simples: nenhum dos dois clubes disputa competições nacionais. O vínculo de Marcelinho com o Nacional de Patos será curto, já que o time ocupa a nona colocação no Campeonato Paraibano e tem apenas mais duas rodadas pela frente. Assim, sua passagem deve se encerrar até fevereiro.
Já o Americano-RJ inicia sua pré-temporada apenas em março, focado na disputa da Série A2 do Carioca, o que permite que Marcelinho atue nos dois times sem conflito de calendário.
A trajetória de Marcelinho
Aos 49 anos, Marcelinho Paraíba iniciou sua carreira como treinador em 2021 e já passou por equipes como Treze, Perilima, Sport-PB, Oeirense-PI, Serra Branca e Baraúnas-RN. Como jogador, teve passagens marcantes por São Paulo, Grêmio e Flamengo, além de ter sido convocado para a Seleção Brasileira.