O governador Cláudio Castro marcou presença no primeiro dia de desfiles das escolas de samba da Série Ouro, na noite desta sexta-feira (17/2), no Sambódromo. Castro prestigiou o evento e destacou o investimento de R$ 38 milhões pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro para o fomento ao Maior Espetáculo da Terra. Além disso, ressaltou a atuação dos órgãos estaduais para garantir uma festa segura para todos os foliões, como a mobilização de 11,5 mil policiais militares (efetivo 15% superior ao do ano passado), de agentes da Lei Seca e uma campanha voltada para o combate ao assédio contra as mulheres.
– Depois de dois anos, voltamos e com a expectativa de que este seja um grande Carnaval de paz, alegria, folia e que volte a ser essa potência tão importante pro Rio e pro Brasil. Este ano decidimos fazer mais um aporte de investimento por meio da Lei de Incentivo à Cultura e ficamos felizes em ajudar. Com o aporte de R$ 38 milhões, viabilizamos a realização de um grande espetáculo. É uma festa a ser celebrada! Quero reafirmar para os moradores do Rio de Janeiro e turistas: contem com as ações do Governo do Estado para um evento alegre e seguro – declarou o governador.
A secretária de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, frisou o papel do Carnaval na geração de emprego e renda, reafirmando a importância do apoio do Estado à festa momesca.
– O Carnaval é a nossa maior expressão cultural, e o Governo do Estado tem feito a sua parte para garantir o investimento nas Escolas de Samba do Grupo Especial, mas também na Liga Ouro, nos blocos e demais manifestações artísticas que garantam o maior espetáculo da terra, gerando emprego e renda para os trabalhadores do Estado – afirmou.
Outra iniciativa do Governo do Estado, a campanha “Ouviu um não? Respeite a Decisão” ajudará no combate ao assédio contra as mulheres neste Carnaval. A ação, comandada pela Secretaria da Mulher, busca conscientizar os foliões e pontua atitudes que podem ser consideradas assédio, como puxar o cabelo, braço e a fantasia. A campanha conta com o aplicativo Rede Mulher, que pode ser baixado gratuitamente no celular. A ferramenta tem um botão de emergência que aciona eletronicamente o 190, da Polícia Militar.
– Carnaval chegou, o Rio de Janeiro está em festa. Nossa mensagem é para que as pessoas brinquem e se divirtam, mas sem assédio, sem violência contra a mulher. Ouviu um não? Respeite a decisão. Baixem também o app Rede Mulher para situações de emergência. Vamos fazer um Carnaval bonito – pede a secretária da Mulher, Heloisa Aguiar.
Pela primeira vez na Sapucaí, o empresário Bruno Falcão, de 35 anos, de João Pessoa (Paraíba), diz que a experiência de assistir aos desfiles está sendo única.
– A gente sempre acompanhou pela televisão e agora vivenciando isso aqui, ao vivo, é um momento singular, com samba no pé. A segurança aqui no entorno no Sambódromo e nos acessos está muito boa, tudo muito bem sinalizado e fácil acesso. O Rio de Janeiro está recebendo o turista de forma segura e tranquila. Afinal, o Rio tem seus encantos – relatou.
O empresário também elogiou as ações do Governo do Estado e enfatizou a necessidade de conscientizar os foliões.
– Esse papel social do Governo do Rio com campanhas como a da Lei Seca ou em defesa das mulheres serve para conscientizar e educar o turista e todo o folião. Afinal, Carnaval é momento de celebrar, brincar, mas sem esquecer do respeito ao próximo – ressaltou.
Auxiliar administrativa, a carioca Valdimeire Borges, 49 anos, também aplaudiu as diversas campanhas dos órgãos estaduais.
– Nesse momento em que temos visto tantos casos de violência contra a mulher, foi muito boa a iniciativa do governo estadual em promover uma campanha no Carnaval que fala sobre o respeito à mulher, ao seu corpo. Isso tem mesmo que divulgar: se eu digo não, respeita a minha decisão! – reforçou ela.