Doze ônibus foram sequestrados por dia nos últimos 12 meses na capital e região metropolitana do Rio de Janeiro.
De acordo com dados do Rio Ônibus, que representa as empresas de transporte coletivo, 147 veículos foram sequestrados e utilizados como barricadas durante o período.
Somente em 2024, até a presente data, 87 ônibus já foram usados dessa maneira, além de 8 que foram incendiados até julho deste ano. Em 2023, 162 ônibus foram sequestrados e 26 incendiados.
Na manhã desta quarta-feira (14/08), moradores de Anchieta, na Zona Norte do Rio de Janeiro, enfrentaram mais um episódio de violência urbana que paralisou o transporte público local. Nove ônibus foram sequestrados e utilizados como barricada, afetando as linhas 669 (Pavuna x Méier), 399 (Pavuna x Passeio), 945 (Pavuna x Fundão) e 793 (Pavuna x Sulacap).
A Rio Ônibus, em nota oficial, destacou a urgência de medidas efetivas por parte das autoridades de segurança pública do Rio de Janeiro. A empresa ressaltou a necessidade de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos, que têm sido gravemente prejudicados pela insegurança que toma conta das ruas.