O Corpo de Bombeiros conseguiu controlar, nesta quinta-feira (25/04), um incêndio provocado pela soltura ilegal de um balão na área de proteção ambiental em Jurujuba, no município de Niterói.
Segundo a corporação, o combate às chamas começou na tarde de quarta-feira (24/04) e contou com uma força-tarefa, com o apoio de 20 militares dos quartéis de Niterói e Charitas e do Grupamento de Operações Aéreas da corporação, com emprego de drones dois helicópteros.
Os focos estavam localizados em uma região de difícil acesso, próximo ao Forte São Luís, fortaleza histórica de Niterói com aproximadamente 300 anos. As aeronaves realizaram mais de 90 lançamentos de água sobre o local até conter as chamas e extinguir o incêndio.
Fabricar, vender, transportar ou soltar balões é considerado crime ambiental (Lei N° 9.605/98) e coloca em risco a vida humana e toda a biodiversidade. A pena prevista é de detenção de um a três anos ou multa.
Em 2023, o programa Linha Verde recebeu 116 denúncias sobre soltura de balões. Nos primeiros meses de 2024, já foram pelo menos 28 registros desse tipo.
Denúncias podem ser feitas pelo canal Linha Verde, do Disque Denúncia, através do 21 2253 1177.
Vídeos – Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro: