Foto: reprodução redes sociais
A comoção tomou conta de São Francisco de Itabapoana, no Norte do Rio de Janeiro, e de municípios vizinhos após a confirmação da morte do pequeno Pedro Freire de Moraes Carneiro, nesta segunda-feira (21). O menino, que lutava contra uma infecção generalizada, estava internado desde o dia 18 de abril em um hospital particular de Campos dos Goytacazes. Depois de dias de intensa batalha, Pedro não resistiu e faleceu, deixando uma legião de admiradores e uma família envolta em dor, mas também sustentada pela fé.
Em um post conjunto repleto de emoção e espiritualidade, os pais, Mayara e Carlos Magno, anunciaram a partida do filho com palavras que ecoaram nas redes sociais. “Fomos pais de um anjo nessa terra”, escreveram, em um texto tocante que rapidamente se espalhou entre amigos, familiares e desconhecidos que passaram a acompanhar a história do menino.
“Pedro tocou o céu, está contemplando a glória divina. Que honra ser sua mãe, meu filho!”, disse Mayara. “Como a Virgem Maria eu me mantenho de pé vivendo a experiência da dor mais profunda que uma mãe pode ter: a de devolver seu filho a Jesus.”
Desde a internação, centenas de mensagens de apoio foram enviadas à família, em uma corrente de oração que se manteve firme até o último instante. Só no vídeo em que o pai confirma a morte de Pedro, mais de 800 mensagens foram deixadas por internautas em solidariedade e consolo.
Pedro foi chamado pelos pais de “menino profeta”, consagrado desde o ventre ao Senhor e à Virgem Maria. Uma criança que, mesmo com poucos anos de vida, tocou profundamente todos ao seu redor. “O que vivemos durante esses dias jamais saberemos explicar. O sobrenatural de Deus tomou conta das nossas ações humanas”, escreveu a mãe.
A gratidão da família se estendeu aos profissionais de saúde do Hospital Dr. Beda, que acompanharam a luta de Pedro com dedicação. A mãe fez menção especial ao amigo e urologista Dr. Gustavo Araújo, à pediatra Dra. Ana Laura, à Dra. Patrícia, ao Dr. Carlos André, e a todos os enfermeiros, técnicos e funcionários da UTI que, segundo ela, foram “anjos” ao lado da família durante os dias mais difíceis.
O impacto da perda de Pedro também foi sentido pelas autoridades locais. A prefeita de São Francisco de Itabapoana, Yara Cinthia Rocha Nogueira, decretou luto oficial de três dias no município. No Decreto, a prefeita reconheceu a comoção causada pela morte do menino e destacou:
“Fica decretado luto oficial no Município por 03 (três) dias, a partir desta data, como expressão de profundo pesar pelo falecimento do infante Pedro Freire de Moraes Carneiro.”
A decisão, publicada no Diário Oficial do município, também determina o hasteamento das bandeiras em posição de luto nas repartições públicas. O decreto ainda ressalta o “consternamento dos pais, dos familiares e de toda a comunidade”.
Além de Pedro, Mayara e Carlos Magno também são pais da pequena Cecília. “Peço que vocês nos ajudem a receber com tamanho amor nossa menina Cecília!”, finalizou a mãe, ainda em meio à dor da perda, mas envolvida por uma rede de afeto e espiritualidade.
A breve passagem de Pedro deixa um legado de fé, união e amor. Ele foi um menino consagrado, como seus pais disseram, um verdadeiro anjo na Terra. E agora, contempla a eternidade.