A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que 45 pacientes que receberam transplantes de órgãos entre dezembro de 2023 e setembro de 2024 estão passando por novos exames de HIV. A decisão ocorre semanas após a confirmação de um inédito caso de transmissão do vírus em seis pacientes no programa de transplantes do SUS.
De acordo com a SES, os primeiros exames feitos nesses pacientes, cerca de 15 dias atrás, não indicaram contaminação. Em uma nova rodada de testes, foram confirmados 249 resultados negativos.
Os exames estão sendo realizados diretamente nos centros de transplante ou em um centro especializado da rede estadual. A SES não informou um prazo para a divulgação dos novos resultados.
Entenda o caso
Em setembro, um paciente transplantado foi internado com sintomas neurológicos graves e teve resultado positivo para HIV. Amostras dos órgãos doados pela mesma pessoa foram então analisadas, confirmando outros dois casos. Após uma investigação detalhada, foi concluído que seis pessoas haviam contraído HIV ao receber órgãos de um mesmo doador infectado.
Durante a apuração, surgiram indícios de irregularidades no laboratório PCS Saleme, responsável pelos exames de HIV em doadores. A Polícia Civil indiciou seis pessoas, e a Justiça determinou a suspensão das atividades do laboratório. Desde então, o Hemorio assumiu a realização dos exames.