A cidade do Rio de Janeiro registrou apenas oito dias sem tiroteios desde o começo de 2025. Os dados, levantados pelo Instituto Fogo Cruzado, foram atualizados até esta segunda-feira (14).
O levantamento mostra que fevereiro e junho tiveram confrontos armados em todos os dias. Já o mês de março foi o que mais apresentou trégua, com registros de ausência de tiros em apenas três datas: 6, 23 e 24. Em janeiro, apenas os dias 18 e 27 não tiveram trocas de tiros.
Nos outros meses, como abril, maio e julho, houve apenas um único dia sem disparos registrados: 5, 17 e 10, respectivamente.
Apesar da alta frequência de confrontos, o levantamento aponta uma redução no número total de tiroteios em relação ao ano passado. Até o dia 14 de julho de 2024, haviam sido contabilizadas 1.012 trocas de tiros. Neste ano, o número é menor: 884 registros no mesmo período, o que representa uma queda de 16,6%.
Em 2024, os meses de janeiro, fevereiro, abril, maio e junho também tiveram tiroteios todos os dias. Em março, houve apenas dois dias sem registros e, em julho, apenas um.
O Instituto Fogo Cruzado é uma plataforma colaborativa que mapeia disparos de arma de fogo na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e em outras capitais do país, a partir de dados públicos e relatos verificados.