Um porco de grande porte causou tumulto e quase invadiu a Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, no Centro da cidade, na hora do almoço desta quarta-feira (18). O animal apareceu na porta principal do templo, enquanto fiéis faziam orações e padres se preparavam para a refeição.
Frequentes na rotina da catedral, os fiéis se surpreenderam com a situação inusitada. Alguns tentaram impedir que o porco entrasse no local. “Era só o que faltava, porco assistir missa… Acho que estamos rezando pouco”, comentou um fiel, em tom de brincadeira.
O caso foi comunicado à Central 1746, da Prefeitura do Rio, e uma equipe da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais foi enviada ao local. Oito profissionais participaram da ação, incluindo dois veterinários e quatro auxiliares.

A aproximação da equipe assustou o animal, que conseguiu escapar pela grade da Catedral e saiu em disparada pelas ruas do Centro. O porco só foi contido na Praça da Cruz Vermelha, a poucos quarteirões dali. Segundo os agentes, o resgate exigiu rapidez e atenção.
“Esse porquinho é bem veloz, já o apelidamos de Bolt”, contou o secretário municipal de Proteção e Defesa dos Animais, Luiz Ramos Filho. O animal foi encaminhado ao Centro de Controle de Zoonoses, em Santa Cruz, na Zona Oeste, onde passará por exames veterinários.
O secretário fez um alerta sobre o aumento de casos de abandono de porcos na cidade. “Temos recebido muitos chamados. Esses animais são grandes, podem se tornar agressivos e causar acidentes. Pedimos que os tutores não abandonem”, disse.
Ramos Filho também informou que a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente será acionada para investigar a origem do animal.
O abandono de animais é crime ambiental e pode levar a pena de dois a cinco anos de prisão.
Assista ao momento inusitado – Vídeos: Reprodução: