A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (25/9) a Operação Terabyte, com o objetivo de identificar e prender criminosos que atuam na internet no armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantojuvenil. A operação está sendo realizada em todas as unidades da federação e conta com o apoio das Polícias Civis dos estados.
Ao todo, estão sendo cumpridos 141 mandados de busca e apreensão simultaneamente em todo o país. A ação é coordenada pela Coordenação de Repressão aos Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil da Polícia Federal, com o apoio de mais de 750 policiais e a colaboração da Agência de Investigação Interna (Homeland Security Investigations – HSI), da Embaixada dos Estados Unidos.
A operação busca aumentar a integração entre as forças policiais federais e estaduais, reforçando o compromisso na proteção da dignidade sexual de crianças e adolescentes. O nome “Terabyte” faz referência à grande quantidade de dados digitais, indicando que o foco da investigação é identificar indivíduos que armazenam ou compartilham grande volume de material de abuso sexual infantil.
Entre dezembro de 2023 e agosto de 2024, o Setor de Capturas da Polícia Federal já cumpriu 1.291 mandados de prisão de abusadores sexuais, destacando o comprometimento contínuo da instituição no combate a esses crimes.
Além das ações repressivas, a Polícia Federal alerta para a importância da prevenção, destacando que os pais e responsáveis devem monitorar e orientar seus filhos no ambiente virtual, prevenindo situações de risco.
Ações no Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, resultando na prisão em flagrante de três alvos por armazenar material de abuso sexual infantil. As ações ocorreram nos seguintes locais:
– Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro.
– Bairro Apólo, São Gonçalo.
– Valença, Sul Fluminense: Neste último local, um homem de 68 anos foi preso em flagrante na posse de mais de 17.000 arquivos com imagens de abuso sexual infantil.
Imagens do cumprimento de mandados na cidade de Valença, conduzido pela equipe da Delegacia de Polícia Federal em Volta Redonda, mostram a prisão em flagrante de um dos investigados com milhares de arquivos ilegais.
A operação ressalta o esforço contínuo das forças policiais no combate a crimes cibernéticos de exploração sexual infantojuvenil, com o objetivo de proteger as crianças e adolescentes e garantir a punição dos responsáveis por esses delitos.