Nesta segunda-feira (15/04), a Polícia Federal e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) realizaram uma ação conjunta em um sítio situado em Cachoeiras de Macacu/RJ. O objetivo da operação era combater a receptação de animais silvestres.
Durante a operação, foram resgatados 38 animais mantidos ilegalmente em cativeiro, sendo 24 deles encontrados com o proprietário do imóvel e os outros 14 com o caseiro. Entre esses animais, nove aves estavam portando anilhas falsas, uma tática utilizada para enganar as autoridades de fiscalização.
As aves, caçadas de forma criminosa na natureza, sofrem com as falsas anilhas, que podem causar maus-tratos, lesões e mutilações.
Os animais resgatados incluíam diversas espécies, como araras, papagaios, tucanos, jabutis, cágados, tigres-d’água, trinca-ferros, canários-da-terra e coleiros. Destes, 27 foram encaminhados para o CETAS/IBAMA, enquanto os outros 11 foram libertados ao término da operação.

O caseiro do sítio, presente durante a ação, foi preso em flagrante e enfrentará acusações de receptação, falsificação de selo público, manutenção ilegal de animais silvestres em cativeiro e maus-tratos.
Após o auto de prisão em flagrante na Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro, o acusado será encaminhado ao sistema prisional estadual, ficando à disposição da Justiça.
As investigações continuarão para identificar outros envolvidos neste crime.