A Pesquisa Quaest, divulgada nesta terça-feira (18/06), mostra Eduardo Paes (PSD) na liderança das intenções de voto para as eleições municiais deste ano.
De acordo com o levantamento, o atual prefeito do Rio tem ampla vantagem (51%) sobre o segundo colocado na pesquisa, o deputado federal Alexandre Ramagem (PL), que tem 11% das intenções de voto e de Tarcício Motta (PSOL), com 8% das intenções. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Como figura a corrida eleitoral no Rio, segundo a Pesquisa Quaest:
Eduardo Paes (PSD): 51%
Alexandre Ramagem (PL): 11%
Tarcísio Motta (PSOL): 8%
Rodrigo Amorim (União): 4%
Marcelo Queiroz (PP): 2%
Indecisos: 4%
Branco/nulo/não pretendem votar: 20%
Paes lidera todas as segmentações avaliadas pela Quaest: gênero, faixa etária, escolaridade, renda domiciliar, religião e raça. Não é possível afirmar que Paes se reelegeria no primeiro turno, já que, no limite mínimo da margem de erro, ele tem 48% das intenções de voto.
Em um eventual segundo turno, o levantamento aponta Paes novamente na liderança. Nesse cenário, o atual prefeito teve 57%; enquanto o deputado federal teve 27%. Indecisos foram 2%, e brancos e nulos, 14%.
A avaliação do mandato de Paes está empatada tecnicamente entre positiva (35%) e regular (38%). Consideraram negativa 24% dos entrevistados, e os que não souberam ou não responderam foram 3%.
A pesquisa Quaest, encomendada pela Rádio Tupi, foi realizada entre os dias 13 e 16 de junho, tendo contado com a participação de 1.145 pessoas.