O tradicional Parque das Ruínas, no Centro do Rio, passou a se chamar Parque Glória Maria.
Nesta quinta-feira (20), o prefeito do Rio Eduardo Paes (PSD) publicou um decreto no Diário Oficial do Município autorizando a troca do nome.
“O reconhecimento da personalidade e do legado da carioca Glória Maria, um dos maiores símbolos do jornalismo brasileiro, e sua significativa contribuição para a inspiração de mais de uma geração de mulheres negras”, disse Paes, em suas considerações sobre o motivo da mudança do nome.
Localizado nas ladeiras de Santa Teresa, o Parque das Ruínas tem uma das vistas mais bonitas do bairro e um Centro Cultural com programação para toda família.
O Centro Cultural Parque das Ruínas foi a casa da grande mecenas da Belle Époque carioca, Laurinda Santos Lobo. Conhecida como a “marechala da elegância”, Laurinda reunia intelectuais e artistas nas magníficas dependências do palacete, que hoje é um dos mais belos projetos premiados do arquiteto Ernani Freire e casa de trabalhos experimentais de artes plásticas.
Glória Maria, ícone da TV brasileira
Ícone da TV brasileira, Glória Maria morreu no Rio de Janeiro, em fevereiro de 2023. Em 2019, a jornalista foi diagnosticada com um câncer de pulmão e fez um bem-sucedido tratamento com imunoterapia. Tempos depois, ocorreu metástase no cérebro e a âncora teve de passar por cirurgia, que também teve êxito.
Primeira jornalista a aparecer na TV (antes, os repórteres não apareciam no vídeo) e primeira aparecer a entrar ao vivo e em cores no Jornal Nacional, Glória Maria foi pioneira inúmeras vezes. Esse pioneirismo é reconhecido como inspiração para mais de uma geração de mulheres negras.
Ao longo de cinco décadas de carreira, Glória Maria mostrou mais de 100 países em suas reportagens e protagonizou momentos históricos. Entrevistou chefes de Estado e celebridades como Michael Jackson e Madonna.