Eduardo Paes (PSD) iniciou nesta quarta-feira (01), o inédito 4° mandato à Prefeitura do Rio de Janeiro, e anunciou a ampliação de secretarias na segunda maior capital do país. O número passou de 30 para 34. Fontes ouvidas pela reportagem, apontam que a movimentação é vista como estratégica para atender aliados, pensando nas eleições estaduais em 2026.
As secretarias criadas foram: Desenvolvimento Urbano, Proteção e Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Igualdade Racial e Projetos Estratégicos. Os chefes das novas pastas são, respectivamente: Gustavo Guerrante, João Vitor Pires, Adilson Pires e Maria Silvia Bastos Marques.
O executivo carioca também começou 2025 com 5 novas subprefeituras: a do Centro Histórico e Centro; a dos Grandes Complexos; e as da Zona Oeste l, da Zona Oeste II e da Zona Oeste III. Com as novidades, agora são 11 subprefeituras.
De acordo com a Prefeitura do Rio, a medida não provocará impacto financeiro aos cofres públicos, uma vez que a gestão adotou estratégias de redução dos gastos no último mandato. Por outro lado, membros da oposição avaliam como uma manobra arriscada para o orçamento do município.