Um levantamento da organização “Todos Pela Educação”, divulgado nesta terça-feira (29/08), aponta que a maioria das escolas com educação infantil no país não tem estrutura básica para os alunos.
Segundo a pesquisa, 55% das escolas não possuem banheiros adequados, como lavatórios e privadas apropriadas para crianças de até 6 anos de idade. O levantamento aponta, ainda, que 6 em cada 10 escolas não têm rede de esgoto, 30% não possuem coleta de lixo, 53% não têm refeitórios e mais de 60% não possuem biblioteca, nem parques infantis.
Em relação ao ensino, 37% das unidades com educação infantil não têm material pedagógico adequado para as crianças.
O relatório alerta que as crianças da rede pública de ensino são as mais afetadas. De acordo com a pesquisa, das mais de 80 mil escolas com ensino infantil, as públicas concentram cerca de 74% das matrículas, abrangendo aproximadamente 7 milhões de crianças.
Apesar da falta de estrutura, o estudo afirma que o número de escolas com banheiros adequados para crianças, quase triplicou em 13 anos. Passando de 12 mil em 2009 para 35 mil em 2022.
O levantamento da organização “Todos Pela Educação” foi elaborado com base no Censo Escolar do INEP de 2022.
Em nota, o MEC e o governo federal afirmaram que o Pacto Nacional pela Retomada das Obras da Educação Básica vai retomar um total de quase 3,6 mil obras paradas, das quais 1.200 são creches e pré-escolas. O total de investimentos é de R$ 4 bilhões até 2026.