Foto: (Divulgação/GNA)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta segunda-feira (28), da inauguração da Usina Termelétrica GNA II, localizada no complexo portuário do Açu, em São João da Barra, no Norte Fluminense. Considerada a maior e mais eficiente usina a gás natural do Brasil, a GNA II teve sua entrada em operação comercial autorizada no início de junho deste ano pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Com potência instalada de 1,7 gigawatt (GW), a usina é movida a gás natural e funciona em ciclo combinado — uma configuração que utiliza turbinas a gás e a vapor, reconhecida por sua alta eficiência. Segundo a Aneel, o empreendimento também possui uma tecnologia que permite operar com até 50% do suprimento a partir do hidrogênio, um combustível não poluente e livre de emissões de gases de efeito estufa.
O projeto recebeu R$ 7 bilhões em investimentos de seus controladores, uma joint venture formada por Prumo Logística, BP, Siemens Energy, Siemens AG e SPIC Brasil.
A entrada em operação da GNA II reforça a segurança e a resiliência do sistema elétrico brasileiro, especialmente no período seco — estação do ano com menor incidência de chuvas, que reduz a geração hídrica e pode elevar os custos da energia para os consumidores.
Juntas, as usinas GNA II e GNA I — esta última com 1,3 GW de potência — têm capacidade para abastecer 14 milhões de residências, volume equivalente à demanda combinada dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. A GNA II integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e gerou cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos durante sua construção.
