Foto: Reprodução YouTube
O show da cantora Lady Gaga, que reuniu cerca de 2,1 milhões de pessoas na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, mobilizou uma das maiores operações de segurança já realizadas no estado. Durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (5), autoridades destacaram a atuação integrada das forças policiais e órgãos públicos, mas também chamaram atenção para o número de motoristas flagrados dirigindo sob efeito de álcool: foram 328 autuações por alcoolemia nas ações da Lei Seca.
Ao todo, a operação realizou 26 blitzes, com 3.016 motoristas abordados. Dessas abordagens, 1.112 infrações foram registradas, o que demonstra preocupação das autoridades com o comportamento no trânsito, especialmente durante grandes eventos com grande concentração de público.
A Polícia Civil destacou que mais de 1.500 agentes atuaram na operação, reforçando o plantão nas delegacias. Foram 240 ocorrências registradas, sendo 95% por furto de celulares. A corporação também realizou duas operações no dia do evento: a Fake Monster, que desarticulou ameaças de ataque ao show, e a Rastreio, que prendeu 16 pessoas envolvidas em uma quadrilha de furto e receptação de celulares. Mais de 200 aparelhos foram apreendidos.
A Polícia Militar, por sua vez, classificou o evento como um dos maiores desafios operacionais dos últimos tempos. No total, 47 pessoas foram conduzidas às delegacias, dois adultos foram presos e dois adolescentes apreendidos. A PM recolheu ainda 251 objetos perfurocortantes nos bloqueios de acesso à orla.
O policiamento foi reforçado com 65 câmeras com reconhecimento facial, além do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, posicionado na Praça do Lido.
O Corpo de Bombeiros atuou com 400 militares, viaturas de salvamento e 12 postos de guarda-vidas, realizando 321 salvamentos marítimos apenas no dia do show. Durante todo o feriado, o número chegou a 1.050.
Segundo o governo estadual, o evento atraiu 600 mil turistas ao Rio e gerou um impacto econômico estimado em R$ 600 milhões. O fluxo de passageiros chegou a 240 mil na Rodoviária Novo Rio e 360 mil nos aeroportos da cidade.