Foto: Reprodução
A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu Patrick Rocha Maciel, de 21 anos, suspeito de uma série de furtos na Zona Sul da capital. Ele foi detido por policiais da 12ª DP (Copacabana) junto com Renan Dantas dos Santos, o “Rhiana”, de 22 anos. A dupla foi identificada por meio de câmeras de segurança e exames periciais.
Patrick tem 86 passagens pela polícia, a maioria por crimes patrimoniais, como furtos e roubos. Segundo as investigações, ele havia sido solto no início de junho e, em menos de um mês, invadiu dois apartamentos em Copacabana, uma igreja evangélica e uma farmácia em Ipanema.
De acordo com a Polícia Civil, Patrick já havia sido preso duas vezes no ano passado: em janeiro, por furtar um consultório dentário — causando prejuízo de R$ 100 mil — e, em abril, por furtar um mercado, 15 dias após sair da prisão. A corporação chegou a solicitar a prisão preventiva do suspeito, mas antes que a medida fosse cumprida, ele foi flagrado em mais um crime.
“O número é estarrecedor. Apenas 21 anos e 86 passagens policiais. Ele já possui duas condenações, uma por furto, outra por roubo. Não é mais tecnicamente primário, é reincidente”, afirmou o delegado titular da 12ª DP (Copacabana).
O caso repercutiu nas redes sociais e foi citado pelo governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. Em publicação, ele afirmou:
“Não dá mais para aceitar esse ciclo que só favorece quem vive do crime. Enquanto a polícia prende, a Justiça solta.”
“Por isso, sigo dizendo que precisamos de leis mais duras para garantir a segurança e proteger quem trabalha e quer viver em paz.”
A Polícia Civil não informou se há novos pedidos de prisão preventiva contra Patrick e o comparsa. As investigações continuam.