Foto: Reprodução
O Grupo de Resgate Voluntário de Campos e Região (GRV) anunciou, em publicação nas redes sociais, um pedido de ajuda para consertar a ambulância que está fora de operação desde o último sábado (6), após uma falha no alternador. Segundo a entidade, a paralisação do veículo impossibilita a realização de atendimentos de urgência.
De acordo com o GRV, um laudo elétrico apontou que o equipamento não tem conserto e precisa ser substituído. A peça necessária seria um alternador 12V – 150A – Ducato 2.3, ano 2015, com custo estimado em R$ 1.500,00. Ainda segundo a publicação, a falta do reparo impede a continuidade dos atendimentos, que, em muitos casos, representam a diferença “entre a vida e a morte”.
O grupo atua desde 2014 em cooperação com a Fundação Municipal de Saúde (192) e com o Corpo de Bombeiros (193). Conforme explica a entidade, quando os serviços oficiais não conseguem atender às chamadas da população, os voluntários são acionados para realizar o socorro, não apenas em acidentes de trânsito, mas em qualquer situação emergencial.
A equipe é formada por médicos, paramédicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, socorristas e motoristas de transporte emergencial. Todos atuam de forma voluntária, em regime de escala, com maior volume de atendimentos entre quinta-feira e domingo. Nos demais dias, os profissionais permanecem de prontidão.
Segundo o GRV, as atividades são mantidas por meio de doações e também pela realização mensal de um curso para formação de socorristas (PHTLS), destinado a profissionais da saúde e do atendimento pré-hospitalar.
Na publicação sobre a campanha, o grupo divulgou uma chave Pix para arrecadar recursos: 21.297.971/0001-15 (Banco Cora), em nome de Suporte Emergencial Pré-Hospitalar Salvando Vidas.