Foto: Reprodução Polícia Civil
A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu em flagrante, neste fim de semana, um vendedor ambulante suspeito de aplicar um golpe de mais de 600 dólares contra um turista estrangeiro na Praia de Copacabana, na zona sul da capital fluminense.
De acordo com a investigação da 12ª DP (Copacabana), a vítima, um turista da Jamaica, foi abordada por dois ambulantes enquanto passeava pela orla e consumiu uma caipirinha. Após a bebida, o turista foi induzido a realizar várias tentativas de pagamento por cartão de crédito, sob o argumento de que a máquina de cobrança apresentava falhas.
As cobranças indevidas, segundo a polícia, somaram 500 dólares no cartão. Além disso, o turista também foi convencido a pagar outros 110 dólares em espécie, totalizando um prejuízo superior a R$ 3,5 mil, considerando a cotação atual.
Ao perceber que havia sido vítima de um golpe, o turista procurou imediatamente a delegacia. Uma equipe de policiais realizou buscas pela região e localizou um dos suspeitos, identificado como Júlio Cesar de Almeida Barreto. Ele estava na orla de Copacabana, portando uma bandeja com caipirinhas, no momento da abordagem.
O suspeito foi reconhecido pela vítima na unidade policial e preso em flagrante por furto qualificado.
Durante as diligências, os policiais também identificaram o segundo envolvido, Alexsadro Júnior da Silva Barreto, que possui diversas anotações criminais, assim como o primeiro preso. A identificação de Alexsadro foi possível por meio de uma ferramenta de reconhecimento facial desenvolvida pela Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol).
A autoridade policial representou pela conversão da prisão em flagrante de Júlio Cesar para preventiva e também pediu a prisão preventiva de Alexsadro, com base no risco de reiteração criminosa, já que ambos têm antecedentes por crimes patrimoniais e tráfico de drogas.
A Polícia Civil informou que as investigações continuam para localizar outros possíveis envolvidos em golpes semelhantes na orla de Copacabana.