Foto: Reprodução
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) obteve a prisão preventiva de 20 integrantes da organização criminosa Comando Vermelho, incluindo os líderes Luiz Fernando da Costa, conhecido como Fernandinho Beira-Mar, e Márcio Santos Nepomuceno, o Marcinho VP. Os mandados de prisão foram expedidos pela 2ª Vara Especializada em Organização Criminosa do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ).
Segundo a denúncia do MPRJ, os integrantes da quadrilha se associaram para praticar, de forma reiterada, crimes patrimoniais na cidade, com foco em roubos de veículos e receptação. As investigações apontam que os veículos roubados eram clonados e vendidos, ou tinham suas peças comercializadas a lojas e ferros-velhos.
Além de Fernandinho Beira-Mar e Marcinho VP, que já estão presos, também foram alvos da ação Ricardo Chave de Castro Lima (Fú), Ocimar Nunes Robert (Barbozinha) e Wilton Carlos Rabelo Quintanilha (Abelha).
De acordo com o MPRJ, a quadrilha operava com uma divisão clara de funções: “batedores” monitoravam a presença policial, “executores” realizavam os roubos e outros integrantes transportavam os veículos para comunidades dominadas pelo Comando Vermelho, sempre com anuência dos chefes locais.