Foto: Reprodução
O velório da cantora Preta Gil será realizado nesta sexta-feira (25), das 9h às 13h, no Theatro Municipal, na Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro. Aberta ao público, a cerimônia permitirá que fãs, amigos e familiares prestem as últimas homenagens à artista, que morreu no último domingo (21), aos 50 anos, em Nova Iorque. Preta estava na cidade americana realizando um tratamento experimental contra um câncer no intestino.
Após o velório, haverá um cortejo fúnebre em carro aberto do Corpo de Bombeiros, que sairá do Theatro Municipal em direção ao Cemitério da Penitência, no Caju. O trajeto inclui ruas e avenidas que integram o percurso do Circuito de Blocos de Carnaval de Rua “Preta Gil”, instituído pela Prefeitura do Rio em homenagem à cantora, que durante anos arrastou multidões com o Bloco da Preta.
Esquema operacional
Para garantir a segurança do evento e o ordenamento do entorno, a Prefeitura do Rio preparou um esquema especial de trânsito e atuação de equipes operacionais. Estão envolvidos profissionais da CET-Rio, Guarda Municipal, Comlurb, Centro de Operações e Resiliência (COR), além da Secretaria de Ordem Pública (Seop). A movimentação será monitorada por 13 câmeras na região da Cinelândia e outras 30 distribuídas ao longo do trajeto do cortejo.
Equipes da Guarda Municipal atuarão como batedores na chegada e na saída do corpo do Theatro Municipal. Também será feito o ordenamento das filas e do trânsito nas ruas próximas.
Proibição de estacionamento
• Das 19h de quinta-feira (24) às 18h de sexta-feira (25):
– Toda a extensão da Avenida Treze de Maio.
• Das 6h às 18h de sexta-feira (25):
– Rua Araújo Porto Alegre (toda a extensão);
– Avenida Evaristo da Veiga (entre a Rua Senador Dantas e a Av. Rio Branco).
Interdições ao tráfego
• Das 23h de quinta-feira (24) às 18h de sexta-feira (25):
– Avenida Treze de Maio;
– Rua Manoel de Carvalho (esquina com Av. Treze de Maio).
• Das 6h às 18h de sexta-feira (25):
– Rua Araújo Porto Alegre.
Trajeto do cortejo
Após o encerramento do velório, o corpo seguirá em cortejo fúnebre pelo seguinte trajeto:
– Rua Araújo Porto Alegre
– Av. Presidente Antônio Carlos
– Rua Primeiro de Março
– Av. Presidente Vargas
– Avenida Francisco Bicalho
– Viaduto do Gasômetro
– Pista lateral da Av. Brasil (Caju)
– Rua Monsenhor Manuel Gomes (Cemitério da Penitência)
A expectativa é que milhares de pessoas compareçam à Cinelândia para se despedir de Preta Gil, reconhecida por sua trajetória na música, no ativismo e na defesa da diversidade.
