O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) informou, nesta segunda-feira (10), que recebeu um ofício da Prefeitura de Campos dos Goytacazes sobre os possíveis impactos no trânsito da cidade com a inauguração da Ponte da Integração Deputado João Peixoto. Segundo a nota oficial, o órgão mantém diálogo aberto com o executivo municipal para buscar a melhor solução para a população.
Ainda de acordo com o DER-RJ, está em andamento um estudo para a implantação de um novo trecho viário, que ligará o entroncamento da RJ-194 à BR-101. O departamento reforçou que todos os projetos em curso têm como objetivo aprimorar a mobilidade e a infraestrutura da região.
A aguardada ponte, situada no Norte Fluminense, será inaugurada na próxima quarta-feira (12), após mais de 40 anos de espera. A obra é considerada um marco para o desenvolvimento regional, promovendo a integração entre os municípios de São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e Campos dos Goytacazes.
Alerta pelas redes sociais
No último final de semana, o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho (PP), fez um alerta sobre o traçado do fluxo de veículos no município. Segundo ele, o projeto atual direciona o tráfego para dentro da cidade, passando pela Avenida José Carlos Pereira Pinto e pela Beira Rio de Guarus, o que pode gerar impactos negativos.
“O traçado do fluxo de veículos no trecho Campos está passando dentro da cidade, na Avenida José Carlos Pereira Pinto e na Beira Rio de Guarus”, afirmou o prefeito.
Garotinho destacou que já notificou o DER-RJ e comunicou a situação ao presidente da ALERJ, Rodrigo Bacellar (União), sugerindo um traçado alternativo que ligue a Usina São João à Codin, desviando o fluxo do perímetro urbano.
“Já oficiei ao DER e comuniquei ao presidente da ALERJ sobre o traçado ideal, ligando da Usina São João à Codin, retirando o fluxo do perímetro urbano, mas não tive resposta oficial”, ressaltou.
Nota oficial do DER-RJ na íntegra:
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) recebeu o ofício e mantém o diálogo aberto com a Prefeitura de Campos para buscar a melhor solução para a população.
Importante esclarecer que as obras relacionadas à Ponte da Integração envolvem diferentes projetos viários, como as intervenções nas rodovias RJ-194 e RJ-196, que já estão em execução, além das obras de acesso ao Porto do Açu e a restauração das estradas municipais SB-24 e SB-32.
Também está em andamento um estudo para a implantação de um novo trecho viário, que ligará o entroncamento da RJ-194 à BR-101. Todos os projetos visam melhorar a mobilidade e a infraestrutura da região.
Foto: DVM DRONE