A 1ª Divisão do Exército (1ª DE), por meio do 38º Batalhão de Infantaria (38º BI), em Vila Velha, deslocou suas tropas para municípios do Espírito Santo e em Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste do Rio de Janeiro.
Inicialmente, foram empregados 137 militares, além de 11 viaturas nas cidades de Mimoso do Sul, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Guaçui, Bom Jesus de Itabapoana e Alegre. Além disso, 30 militares e 5 viaturas foram desdobrados e estão em deslocamento para suporte na cidade de Vitória. Totalizando 167 militares e 16 viaturas do Exército Brasileiro prontos para apoiar em todas as necessidades.
A atuação das tropas será coordenada com a Defesa Civil Municipal e Estadual e demais órgãos governamentais responsáveis pelas ações de apoio às vítimas do desastre natural.
O CML (Comando Militar do Leste) reitera seu compromisso de estar em constante prontidão para oferecer auxílio e assistência à população atingida por calamidades. Com ações coordenadas e uma rápida resposta às situações emergenciais, destaca sua capacidade de mobilização e apoio efetivo às comunidades, garantindo suporte, segurança e conforto nos momentos mais críticos.