O governador Cláudio Castro (PL) decidiu nesta quarta-feira (3) ‘afastar’ o deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva, o TH Joias, e convocar imediatamente Rafael Picciani para reassumir o mandato na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
Segundo Castro, a substituição já estava prevista, mas foi antecipada após a operação da Polícia Federal que levou à prisão de TH Joias, acusado de atuar em benefício do Comando Vermelho. Picciani estava licenciado para ocupar cargo no secretariado do governo.
No perfil oficial, o governador escreveu: “O deputado estadual Rafael Picciani está retomando seu mandato na Assembleia Legislativa. Ele substitui o deputado estadual TH Joias, preso hoje em ação conjunta das polícias Civil e Federal e do Ministério Público”. Em seguida, acrescentou: “O retorno de Rafael já estava previsto, mas, diante da operação realizada hoje, decidimos antecipar. O trabalho integrado deixa um recado muito claro: a lei vale para todos”.
Com a decisão, Castro elimina a necessidade de tramitação na Alerj. TH Joias havia assumido o posto como segundo suplente após a morte de Otoni de Paula Pai.
De acordo com as investigações, o parlamentar utilizava o cargo para favorecer interesses da facção criminosa, inclusive nomeando aliados para cargos públicos. Entre eles estaria a esposa do traficante conhecido como Índio do Lixão. A denúncia ainda aponta a intermediação direta de negociações de drogas, armas, equipamentos antidrones e pagamentos a integrantes do Comando Vermelho.
Além da Polícia Federal, participaram da ação a Polícia Civil do Rio de Janeiro e os Ministérios Públicos Federal e Estadual.
TH Joias era filiado ao MDB, mas o partido anunciou sua expulsão, alegando “condutas incompatíveis para o exercício de função pública”.
A Alerj informou que tomou conhecimento do cumprimento dos mandados de busca e apreensão no gabinete do deputado Thiego Santos. Segundo a Casa, as diligências foram acompanhadas pela Procuradoria e seguem sendo monitoradas.
O blog não localizou a defesa de TH Joias até a última atualização desta reportagem.