O Disque Denúncia divulgou nesta quinta-feira (26) um cartaz com a identidade de três pessoas acusadas de envolvimento no assassinato da advogada Anic de Almeida Peixoto Herdy, de 54 anos, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro. O crime aconteceu no dia 29 de fevereiro de 2024.
São considerados foragidos da Justiça: Henrique Vieira Fadiga, de 24 anos; Maria Luíza Vieira Fadiga, de 26; e Rebecca Azevedo dos Santos de Carvalho, de 46. Eles são réus no processo criminal e tiveram a prisão preventiva novamente decretada pela 1ª Vara Criminal de Petrópolis após surgimento de novas provas.
Segundo as investigações da 105ª DP (Petrópolis), Anic foi atraída até um motel, assassinada e teve o corpo ocultado na casa de um dos acusados — Lourival Correa Netto Fadiga, pai de Henrique e Maria Luíza, e apontado como amante de Rebecca. Lourival está preso.

De acordo com o inquérito, o crime teria sido premeditado com o objetivo de extorquir o viúvo da vítima, herdeiro de uma família ligada a um tradicional grupo educacional no Rio. Os criminosos teriam conseguido obter R$ 4,6 milhões em transferências.
Embora os três acusados estivessem em liberdade desde o ano passado — beneficiados por alvará de soltura, por serem réus primários e com bons antecedentes —, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) pediu novamente a prisão do trio com base em novas provas que surgiram durante o andamento da investigação.

Entre os elementos que reforçaram os indícios de participação no crime estão: a localização do corpo da vítima, o laudo de necropsia, perícias realizadas nos veículos utilizados e informações extraídas de celulares apreendidos.
Com base nessas informações, a Justiça decretou a prisão preventiva dos três por homicídio simples, extorsão, destruição, subtração ou ocultação de cadáver, além de outras circunstâncias agravantes. A promotoria também destacou que a liberdade dos réus representa risco à ordem pública, à instrução criminal e à efetividade do processo, principalmente diante da possibilidade de fuga.
O Disque Denúncia está pedindo ajuda da população para localizar os foragidos. As denúncias podem ser feitas anonimamente pelos seguintes canais:
- Telefone: (21) 2253-1177 ou 0300-253-1177
- WhatsApp (com anonimato garantido): (21) 2253-1177
- Aplicativo: Disque Denúncia RJ