Em agenda oficial no estado do Rio de Janeiro, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu um convite do secretário de Comunicação do PT, em Campos, para visitar a planície goitacá ainda em 2024.
Após visitar os municípios de Magé e Belford Roxo, na Baixada Fluminense, Lula se encontrou com Gilberto Gomes, que confirmou o convite e destacou os investimentos do governo federal em Campos dos Goytacazes.
“Nossa cidade, somente em 2023, recebeu mais de 1 bilhão e 300 milhões de reais em repasses do governo federal. O Brasil está de volta e nós queremos fazer parte dessa mudança construindo também um novo desenvolvimento para Campos”, escreveu.
Embora não haja um aceno oficial do presidente sobre a visita a Campos, alguns aspectos aproximam Lula à cidade do chuvisco.
Durante os anúncios do governo federal, na terça (06/02) e nesta quarta-feira (07/02), sobre novas unidades do Instituto Federal em Belford Roxo, Magé e Rio de Janeiro, o pré-candidato a prefeito de Campos e ex-Reitor do IFF, Jefferson Manhães (PT), foi figura presente no palanque de Luiz Inácio Lula da Silva em todas as agendas, tendo seu nome citado entre as autoridades que estavam na cerimônia.
“O Gilberto fez esse convite ao presidente. O convite está feito. Essa agenda do presidente no Rio de Janeiro foi muito positiva, é uma agenda de ampliação de mais 100 unidades dos institutos federais no Brasil. Boa parte delas aqui na região sudeste. Principalmente Rio de Janeiro, São Paulo e Minas”, disse ao Blog.
No decorrer das agendas no Complexo do Alemão e na Barra da Tijuca, nesta quarta(07), Lula mencionou Campos dos Goytacazes algumas vezes. Em uma de suas falas, o presidente lembrou o legado de Nilo Peçanha, campista e primeiro presidente negro da história. Em outro momento, relembrou a visita feita ao Instituto Federal Fluminense, em Campos, no ano de 2017. À época, ele discursou ao lado de Jefferson Manhães.