O apagão registrado nesta terça-feira (15/08), no Sistema Interligado Nacional, afetou o fornecimento de energia em bairros do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense.
De acordo com a empresa Light, ocorrências foram registradas em trechos de bairros das Zonas Norte e Oeste da capital e em pontos da Baixada. A concessionária informou, ainda, que os impactos duraram cerca de uma hora e foram encerrados às 09h34.
“A Light informa que a energia foi totalmente restabelecida nas regiões impactadas pela atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema (ONS), na manhã de hoje (15/8)”, diz um trecho do posicionamento.
Também por nota, a companhia Enel informou que registrou interrupção de parte da sua carga nos Estados do Rio, Ceará e São Paulo. Segundo a concessionária, a energia foi reestabelecida gradativamente.
Na manhã desta terça-feira, o Operador Nacional do Sistema Elétrico informou que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Por causa do apagão, estados do Sudeste também foram afetados.
Durante a tarde, em coletiva de imprensa, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que vai pedir à Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e à Polícia Federal que investiguem se o apagão pode ter sido causado por ação humana.
De acordo com Silveira, o fornecimento de energia foi plenamente reestabelecido no país às 14h49.