Foto: Reprodução Instagram
O campista Gabriel Mec, de Guarus, subdistrito de Campos dos Goytacazes, entrou para a lista dos melhores jovens atletas de futebol do mundo, segundo a tradicional seleção anual do jornal britânico The Guardian. O levantamento “Next Generation 2025”, divulgado nesta terça-feira (14), reúne 60 promessas globais nascidas em 2008, apontadas como os principais talentos do futuro do esporte.
O atacante do Grêmio é um dos três brasileiros que figuram na lista, ao lado de Ângelo Cândido, do São Paulo, e Kauã Prates, do Cruzeiro. Atualmente, a joia da base tricolor soma duas partidas pelo elenco profissional, ambas disputadas no Gauchão deste ano, e já desperta o interesse de grandes clubes europeus.
O The Guardian descreve o atleta como “rápido, ambidestro e dono de um drible hipnotizante”, ressaltando que ele “reúne as melhores características do futebol brasileiro”. A publicação também o classifica como “o atacante mais empolgante da geração de 2008 do país”.

O jornal ainda revela um detalhe curioso da infância do jogador: aos nove anos, Mec precisou escolher entre dois caminhos, o taekwondo, no qual é faixa preta, ou o futebol. “O técnico da seleção brasileira de taekwondo dizia que ele tinha potencial para disputar as Olimpíadas”, contou o pai, Robson Carvalho. “Mas o que ele realmente ama é o futebol. Graças a Deus.”
O talento do jovem atacante já atraiu o interesse de clubes como Chelsea e Shakhtar Donetsk, que fizeram propostas em torno de 15 milhões de euros (R$ 93,7 milhões), ambas recusadas pelo Grêmio. Atualmente, Mec disputa a final do Brasileirão Sub-17 e é tratado internamente como uma das maiores apostas da base gremista.
