Um policial militar do Batalhão de Operações Especiais (Bope) foi baleado na manhã desta quarta-feira (13) durante a Operação Contenção, deflagrada na Gardênia Azul, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Segundo a PM, o agente foi atingido de raspão, socorrido e está fora de perigo.
Entre os feridos está o traficante Jousel Gonçalves dos Santos, conhecido como “Da Bahia”, apontado pelas investigações como integrante do Comando Vermelho e com quase 50 anotações criminais, incluindo tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo.

Segundo a Polícia Civil, “Da Bahia” é investigado por roubo de cargas e pela participação em um assalto contra uma procuradora de Justiça. O traficante foi preso em 2020 acusado de integrar uma quadrilha especializada em roubos de veículos em Jacarepaguá e na Grande Tijuca.
A ação também resultou na morte de quatro suspeitos em confrontos. Ao todo, oito adultos foram presos e três adolescentes apreendidos. Entre os detidos estão dois seguranças do traficante Ygor Freitas de Andrade, o Matuê, apontado como um dos chefes do Comando Vermelho na Zona Oeste.
O balanço parcial divulgado pelas forças de segurança aponta a apreensão de dois fuzis, três pistolas, um revólver, munições, carregadores, granadas, rádios transmissores, drogas e cadernos com registros da contabilidade do tráfico.
De acordo com a Polícia Civil, o objetivo principal da operação é impedir o avanço territorial do Comando Vermelho, cumprir mandados de prisão e coletar provas para desarticular a estrutura logística e financeira da facção na região.
O tenente-coronel Marcelo Corbage, comandante do Bope, afirmou que a área é de mata fechada e possui rotas usadas pelos criminosos para fugir. “Foi um trabalho planejado, com monitoramento prévio das movimentações. Escolhemos o dia e a hora certos para agir”, disse.
O delegado Álvaro Gomes, titular da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), classificou o grupo como “narco-terrorista” e disse que a prisão de lideranças enfraquece a atuação da facção.
A operação também impactou serviços públicos. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, 11 escolas na Cidade de Deus e seis na Gardênia Azul foram afetadas. A Secretaria Estadual de Educação informou que uma escola estadual precisou ser fechada. Quatro unidades de saúde municipais que atendem as duas comunidades suspenderam o início do expediente e avaliam retomar o funcionamento ainda hoje.
