Foto: Reprodução
Hospitais públicos e privados do Rio de Janeiro podem ser obrigados a comunicar casos de vítimas de acidentes de trânsito com sinais de embriaguez. A proposta será votada nesta terça-feira (3) na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
O projeto, de autoria do deputado Rodrigo Amorim (União), determina que as unidades de saúde informem, até o dia 30 de cada mês, os atendimentos que apresentem indícios de consumo de álcool. A notificação deverá incluir a identificação completa do profissional que constatou os sinais de embriaguez e ser encaminhada à coordenação do programa estadual Operação Lei Seca.
De acordo com o autor da proposta, a medida tem como objetivo ajudar no mapeamento dos acidentes provocados pela mistura de álcool e direção, além de fortalecer as políticas públicas de prevenção.
— Quando as vítimas de acidentes são levadas para hospitais, essas informações acabam se perdendo. Isso prejudica o acompanhamento dos índices de acidentes e mortes causadas pela ingestão de álcool. Essa proposta surgiu a partir de uma demanda da própria Operação Lei Seca, que enfrenta dificuldades para acessar esses dados — explicou Rodrigo Amorim.
O texto será votado em redação final. Caso seja aprovado, seguirá para sanção ou veto do governador.
