Foto: Cleber Rodrigues
As gravações do filme Borda do Mundo entram na reta final em Atafona, no litoral de São João da Barra, no Norte Fluminense. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até o final da próxima semana.
O longa está sendo rodado em pontos da cidade que simbolizam os impactos do avanço do mar, tema central da produção. Parte do elenco e da equipe técnica está hospedada em Grussaí e vem movimentando a economia local, com consumo em comércios e serviços da região durante o período de filmagem.
O filme acompanha a história de três mulheres que têm suas trajetórias atravessadas pela situação de Atafona, local que sofre há décadas com o fenômeno da erosão costeira. A narrativa se desenvolve a partir dos impactos da transformação do território e das escolhas que elas precisam fazer diante desse cenário.

Borda do Mundo tem direção de Jô Serfaty, roteiro assinado pela própria diretora e produção de Clarissa Guarilha. A realização é da Arissas, produtora fundada em 2008 no Rio de Janeiro, com foco no desenvolvimento de conteúdo audiovisual independente, projetos autorais e parcerias na América Latina.
As imagens registradas no último fim de semana mostram o elenco gravando cenas na praia de Atafona, um dos locais que mais retratam os efeitos da força do mar na região.
A previsão é que o lançamento aconteça nas salas de cinema até o começo de 2026
Veja trecho das gravações do último final de semana: