A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou nesta segunda-feira (9) mais uma fase da Operação Torniquete, no Complexo da Maré, Zona Norte da capital, com o objetivo de combater o roubo de cargas e veículos. A ação resultou em um balanço expressivo:
• 13 pessoas presas;
• 6 fuzis, 2 pistolas e 2 granadas apreendidas;
• 68 veículos recuperados;
• Mais de 150 kg de drogas apreendidos;
• Dispositivos eletrônicos e cargas de medicamentos, roupas, eletrodomésticos e suplementos alimentares recuperados.
Além disso, dois pontos de clonagem de veículos, incluindo carros de luxo, foram desativados, e um ferro-velho com materiais metálicos de concessionárias foi identificado.
A operação contou com o apoio de um helicóptero, cinco veículos blindados e dezenas de agentes. Apesar do sucesso logístico, a incursão também teve consequências graves. Dois homens identificados como criminosos morreram em confrontos, e uma mulher foi baleada na Vila do João. Ela chegou a ser socorrida na UPA local, mas não resistiu.
O governador Cláudio Castro (PL) destacou o trabalho das forças de segurança em uma publicação:
“Nossas forças de segurança estão no Complexo da Maré, numa operação integrada para reprimir roubos e receptação de cargas e veículos.”
A Operação Torniquete faz parte de um esforço contínuo para desarticular quadrilhas que atuam no roubo e receptação de cargas no Rio de Janeiro, mas gera críticas de moradores, que relatam o impacto da violência em suas rotinas.