Maricá, RJ – Um registro surpreendente de um grupo de capivaras tomando conta de uma via movimentada no distrito de Itaipuaçu, em Maricá, chamou a atenção e viralizou nas redes sociais. O flagrante foi feito pelo fotógrafo Adriano Marçal, morador da região, que capturou o momento em que mais de 25 desses animais se reuniram e bloquearam temporariamente o trânsito.
O cenário ocorre na rua onde Adriano vive, um local rodeado de mata e próximo a um canal natural, habitat das capivaras. “Sempre no final do dia, vou à praia para filmar o pôr do sol e, na ida ou na volta, acabo me deparando com elas. É comum vê-las na rua, que é margeada pela vegetação. A prefeitura até instalou placas sinalizando a travessia de animais silvestres para alertar os motoristas”, explica o fotógrafo.
O vídeo, que rapidamente ganhou milhares de visualizações, reforça a presença desses animais no cotidiano do distrito, já que Itaipuaçu, localizado na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, é cercado de áreas verdes que servem de refúgio para a fauna local. A cena não apenas encantou internautas, mas também trouxe um alerta sobre a convivência entre áreas urbanas e animais silvestres, que buscam espaço para circular em seus habitats originais.
Enquanto os registros de capivaras em áreas urbanas se tornam cada vez mais comuns em várias cidades brasileiras, em Itaipuaçu, o episódio ilustra como a coexistência pacífica entre humanos e fauna pode ser incentivada, principalmente com o respeito e a atenção dos motoristas e pedestres.
Vídeo – Adriano Marçal/Fotógrafo:
