Uma estimativa feita pela Justiça Eleitoral no Rio de Janeiro, com base nos números das eleições municipais de 2020, aponta que o eleitor fluminense deve levar em média 36,7 segundos entre a habilitação no terminal do mesário e a votação na urna.
Ainda de acordo com dados oficiais do TRE-RJ, no último pleito municipal o eleitor levou em média 26,4 segundos para escolher os candidatos a prefeito e vereador.
Nesta terça-feira (01/10), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) realizou uma coletiva de imprensa na capital para tirar dúvidas frequentes dos eleitores como, por exemplo, a proibição de utilizar qualquer equipamento eletrônico na cabina de votação. Na hora do voto, entretanto, será permitido utilizar uma ‘colinha’ no papel com os respectivos números dos candidatos escolhidos.
Por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF), os municípios deverão oferecer transporte gratuito para todos os eleitores. Nos pleitos anteriores, a obrigação valia apenas para moradores que vivem em áreas rurais.
Segundo a Justiça Eleitoral, o objetivo é evitar que a condição financeira dos eleitores seja um empecilho para pagar o transporte e, consequentemente, impedir o direito ao voto.
De acordo com o TRE-RJ, 67,66% dos eleitores do RJ estão com biometria, o que equivale a 8.818.920 eleitores. Além deste, aproximadamente 1,8 milhão de eleitores foram importados de órgãos conveniados este ano e serão identificados com a biometria.