O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense confirmou na tarde desta terça-feira (17/09), a morte de César Martins de Oliveira, aos 68 anos.
Ídolo gremista, César lutava contra as sequelas de um câncer de próstata, devido a uma má circulação sanguínea em uma das pernas.
Natural de São João da Barra, no Norte Fluminense, o ex-futebolista se destacou vestindo a camisa do América/RJ na década de 70 chegando a ser o artilheiro do Campeonato Brasileiro de 1979. Suas boas atuações o levaram a defender o Benfica de Portugal onde conquistou dois campeonatos portugueses e três edições da Taça de Portugal.
Em 1983, César deixou Lisboa para defender o Grêmio, time pelo qual teve participação fundamental na conquista da primeira Copa Libertadores. Além de marcar o histórico gol do título, também deixou sua marca na inesquecível Batalha de La Plata, no empate em 3 a 3 com o Estudiantes/ARG.
O ídolo gremista também fez parte do grupo Campeão Mundial que venceu o Hamburgo, em Tóquio/JAP, também em 1983.
Pelas redes sociais, o Grêmio lamentou a morte do ex-jogador.
Hoje, o céu ganhou mais uma estrela. Lamentamos profundamente o falecimento de César, atacante que fez história pelo Tricolor. Ele marcou o gol do título da nossa primeira Libertadores e também conquistou o Mundial em 1983. Está imortalizado na Calçada da Fama e em nossos corações. Desejamos forças aos familiares e amigos! 💙
O atacante deixou o tricolor gaúcho em junho de 1984 com 49 jogos e 14 gols. Na sequência de sua trajetória, atuou também pelo Palmeiras, São Bento/SP e Pelotas, onde encerrou a carreira em 1987.
Em 2009, César foi eternizado na Calçada da Fama do Grêmio.