Com mais de 16.500 incêndios registrados no Rio de Janeiro em 2024, o governador Cláudio Castro (PL) anunciou neste sábado (14) o fechamento das 40 unidades de conservação do estado.
De acordo com o chefe do executivo, a medida ocorre em função do aumento dos focos de incêndio no território fluminense.
“Bombeiros e equipes do INEA sobrevoaram os pontos mais críticos para monitorar e direcionar os esforços de combate. Estamos trabalhando sem descanso para proteger nossas famílias e o meio ambiente”, escreveu.
Ainda segundo Castro, na segunda-feira (16/09) o gabinete de crise vai se reunir para discutir medidas de combate ao fogo.
De acordo com o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, somente neste sábado foram extintos 194 incêndios florestais. Outras 56 ocorrências de fogo em vegetação estão em andamento no estado.
Nessa sexta (13), foi registrado um total de 345 focos no território fluminense, sendo que 333 deles foram extintos pelo Corpo de Bombeiros RJ.
“Mais de 1.100 militares estão a postos, em todo o Estado, para emprego imediato no combate às chamas”, esclareceu, em nota, o Corpo de Bombeiros.
Bombeiros combatem incêndio em vegetação: