A Polícia Federal prendeu em flagrante um homem de 39 anos na manhã desta quarta-feira (4), em Rio das Ostras/RJ, durante a execução da Operação Vulturino II, voltada ao combate à produção, armazenamento e compartilhamento de imagens de abuso sexual infantil.
O suspeito foi detido após agentes da Delegacia da PF em Macaé cumprirem um mandado de busca e apreensão expedido pela 2ª Vara Federal Criminal de Campos dos Goytacazes. A operação foi desencadeada após a PF receber uma notícia-crime sobre a existência de uma sala de bate-papo em uma plataforma virtual, dedicada ao compartilhamento de material de abuso sexual infantojuvenil.
Durante a busca, os policiais encontraram, no celular do investigado, vídeos e fotos contendo cenas de abuso sexual infantil, o que levou à sua prisão imediata. Além do celular, foram apreendidos um notebook, um HD, três pen drives e dois cartões de memória. Todo o material será submetido à perícia técnica para aprofundar as investigações.
O investigado foi autuado pelo crime de armazenamento de conteúdo de abuso sexual infantil, conforme previsto no artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Com a aprovação da Lei nº 14.811, em janeiro de 2024, esse crime passou a ser considerado hediondo, tornando-se inafiançável.
A operação, nomeada Vulturino II, faz referência ao abutre, uma ave de rapina conhecida por seu comportamento predatório, simbolizando a natureza cruel e desumana das ações investigadas.
O caso segue em investigação, e o suspeito pode responder por outros crimes relacionados que sejam descobertos durante a análise do material apreendido.