O governador Cláudio Castro (PL) demitiu o chefe da Polícia Civil Marcus Amim e o secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Leandro Monteiro. Ambos foram comunicados sobre as exonerações na tarde desta segunda-feira (02/09).
O delegado Marcus Vinícius Amim ocupava o cargo desde 19 de outubro de 2023. Sua nomeação exigiu a aprovação de um projeto de lei na Assembleia Legislativa, permitindo que delegados com menos de 15 anos de experiência na função assumissem posições de comando na Secretaria de Polícia Civil. Em um período de quatro anos, Cláudio Castro fez sua quarta mudança no comando da Polícia Civil. Antes de Amim, o cargo foi ocupado por José Renato Torres (por apenas 21 dias), Fernando Antônio Paes de Andrade Albuquerque e Allan Turnowski.
Em sua rede social, Leandro Monteiro comunicou sobre o fim do ciclo como secretário de Defesa Civil e agradeceu ao governador pela confiança.
“Levo comigo a certeza de que combatemos o bom combate. Melhoramos a infraestrutura, aumentamos a tropa, conseguimos novos equipamentos… levo a saudade, as histórias e as conquistas, deixo o abraço e um muito obrigado!”, escreveu.
Os motivos das trocas não foram divulgados, nem os nomes que deverão assumir as pastas. O blog, entretanto, confirmou que Felipe Curi, diretor do Departamento de Homicídios, corre na frente para assumir a chefia da Polícia Civil do Rio de Janeiro.