Quando se trata de uma emergência, cada segundo é fundamental para salvar uma vida, mas os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-RJ) precisam superar a falta de empatia de quem passa trote para a central de atendimento.
De acordo com dados do SAMU-RJ, neste ano, até 31 de junho, o serviço recebeu 16.970 trotes, uma média de 94 trotes por dia. Além disso, foram cerca de 47 mil ligações sem comunicação (quando ninguém fala nada).
Em 2023 todo, o SAMU-RJ recebeu 673 mil ligações, das quais 40 mil foram trotes, o que equivale a 5% do total de chamadas.
Além de atrasar o atendimento a chamados reais, o trote é considerado um crime. Realizar uma ligação falsa, em tom de brincadeira, pode resultar em pena de um a seis meses de detenção, de acordo com o artigo 266 do Código Penal Brasileiro.
No caso dos menores de idade, está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) como uma infração gravíssima e, quem comete, deve ser encaminhado para a Vara da Infância e da Juventude, que aplicará medidas socioeducativas, de acordo com a gravidade da situação, dentro do que prevê a legislação vigente.
No dia do profissional do SAMU, celebrado nesta segunda-feira (12/08), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-RJ) divulgou um balanço dos atendimentos realizados em 2024. No primeiro semestre, foram 110.725, um crescimento de 17% em relação ao mesmo período de 2023.
Segundo dados do Governo do Estado, foram investidos R$ 87 milhões na compra de 249 UTIs para agilizar o socorro de urgência em todos os municípios.
Desde que o SAMU da capital passou a ser administrado diretamente pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), por meio da Fundação Saúde, em 2021, o serviço realizou mais de 690.400 atendimentos com deslocamento de equipe de socorro.
“Chamar o SAMU é a primeira atitude de quem enfrenta um incidente de saúde. Por isso, estamos investindo muito para que esse serviço chegue cada vez mais rápido a quem precisa de socorro. Quero aproveitar para parabenizar todos esses profissionais que fazem a diferença, com tanta competência e profissionalismo, na vida da nossa população”, afirma o governador Cláudio Castro (PL).