A Central 190 da Polícia Militar do Rio de Janeiro tornou-se a primeira central de emergência de segurança pública na América Latina a receber a certificação ISO 9001, um reconhecimento internacional de qualidade. A conquista foi anunciada nesta terça-feira (9), com a entrega do certificado ao governador Cláudio Castro.
O governador destacou a importância do ISO 9001 e os investimentos realizados na segurança pública. “É extremamente gratificante receber esse reconhecimento. A certificação concedida ao Serviço 190 da Polícia Militar traduz o empenho de todos os integrantes da corporação e o quanto nosso governo tem investido em segurança pública. O investimento em tecnologia para oferecer um melhor serviço à população é o caminho correto”, afirmou Cláudio Castro.
A Central 190, situada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) na Cidade Nova, atende a população fluminense com um efetivo de 180 policiais militares. No primeiro semestre deste ano, foram atendidas 891.330 ligações, que incluíam desde denúncias de crimes até pedidos de socorro para idosos em via pública. Em uma pesquisa de satisfação, a central obteve uma nota média de 4,40 em uma escala de 0 a 5.
O secretário de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, enfatizou a importância da central para a corporação. “Nossa Central 190 é uma ferramenta crucial para cumprir nosso objetivo estratégico de transformar a polícia fluminense em uma referência nacional em polícia de proximidade”, explicou.
Para obter a certificação ISO 9001, a Central 190 passou por uma série de ações e exigências, como uma pesquisa de satisfação em tempo real, desenvolvida pela BGA Certificadora, empresa acreditada pelo Inmetro. Após o atendimento, os solicitantes recebem um SMS para avaliar o serviço de 0 a 5.
O modelo de certificação ISO 9001 é adotado em 169 países e já certificou mais de um milhão de empresas públicas e privadas. A certificação garante que a instituição segue normas internacionais de gestão de qualidade.
Criada há 48 anos, a Central 190 é a central de atendimento de emergência mais conhecida do país, recebendo cerca de cinco mil chamadas por dia. Nos últimos três anos, os gestores da central aprimoraram a qualificação dos operadores e, desde o final do ano passado, passaram a atender ligações de todo o estado do Rio de Janeiro, centralizando as informações e melhorando a gestão do serviço.