Das cerca de 20 armas apreendidas pela Polícia Militar, nas últimas 24 horas, no Complexo da Maré, uma em especial chamou bastante a atenção da alta cúpula de segurança do estado do Rio de Janeiro, a Browning M1919 de calibre .30, uma metralhadora capaz de derrubar aeronaves e perfurar blindados.
Segundo a PM, a arma de guerra estava com traficantes do Terceiro Comando Puro (TCP), que controlam parte das ações criminosas na zona norte do Rio. Com alto poder destrutivo, a metralhadora já foi utilizada em conflitos internacionais, como a Segunda Guerra Mundial e a Guerra do Iraque.
Em entrevista à imprensa nesta quarta-feira (12/06), o governador Cláudio Castro (PL)afirmou que a origem do armamento, de uso exclusivo das Forças Armadas, será investigada pelo setor de inteligência das Forças de Segurança do Rio de Janeiro. O chefe do executivo também afirmou que a ação ocorreu dentro da legalidade.
Na manhã desta quarta (12), policiais militares fizeram uma nova operação no Complexo da Maré. Ontem (11), 24 suspeitos foram presos e 3 pessoas morreram, entre elas um policial do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE). Na ação, a PM apreendeu cerca de 20 armas, sendo mais de 10 fuzis, além da metralhadora antiaérea .30 e um fuzil AK-45. Carros roubados também foram apreendidos.