O estado do Rio de Janeiro recebe nesta quinta-feira (22/02), as primeiras vacinas contra a dengue distribuídas pelo Ministério da Saúde. São mais de 231 mil doses que ficarão na Central Geral de Armazenamento da Saúde do estado. O público-alvo são adolescentes de 10 a 14 anos.
De acordo com o planejamento do Ministério da Saúde e do governo do estado, as primeiras doses serão destinadas aos municípios com maior incidência de contaminações pela doença (veja a lista ao fim do texto), incluindo a capital e a Baixada Fluminense.
Na última quarta-feira (21), o governador decretou epidemia de dengue no território fluminense. A medida foi tomada devido ao crescimento do número de casos da doença. Segundo os dados da secretaria estadual de Saúde, já são cerca de 50 mil casos de dengue em 2024. O número é 20 vezes acima do esperado para o período. Pelo menos quatro mortes foram confirmadas, duas delas na capital.
Dentre as ações anunciadas, está a criação do Observatório Dengue RJ, que utiliza tecnologia de ponta e uma equipe técnica de plantão no Centro de Inteligência em Saúde (CIS), dedicada a monitorar, apoiar e dar respostas rápidas às emergências relacionadas à dengue nos 92 municípios do estado.
Municípios que vão receber o primeiro lote de vacinas contra a dengue, no RJ:
Belford Roxo;
Duque de Caxias;
Itaguaí;
Japeri;
Magé;
Mesquita;
Nilópolis;
Nova Iguaçu;
Queimados;
Rio de Janeiro;
São João de Meriti;
Seropédica.