Ao menos 250 detentos já são considerados foragidos da justiça do Rio de Janeiro, após não retornarem da Visita Periódica ao Lar (VPL), popularmente chamada de “saidinha de Natal”.
Entre os presos que descumpriram o benefício, estão figuras conhecidas das páginas policiais, como Paulo Sérgio Gomes da Silva, o Bin Laden, que segundo as investigações já comandou o tráfico de drogas na favela Dona Marta, em Botafogo, na Zona Sul do Rio.
Outro preso que não retornou ao sistema prisional fluminense, foi Saulo Cristiano Oliveira Dias, o SL. De acordo com fontes da polícia, o detento é do Complexo do Chapadão e foi preso em São Paulo com “Nando do Bacalhau”, considerado muito perigoso.
Saulo Cristiano estava preso desde 2012 e cumpre pena de cerca de 19 anos por homicídio qualificado e associação ao tráfico de drogas. Ele foi condenado pela morte do militar do Exército Brasileiro Thiago dos Santos Souza, assassinado pelo “tribunal do tráfico” após criminosos do Complexo do Chapadão acreditarem que ele fazia parte de uma milícia.
Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), 1.785 presos foram beneficiados com a “saidinha de Natal” em 2023. Eles deixaram os presídios do Rio de Janeiro às 06h do dia 24 de dezembro e deveriam retornar no dia 30/12, mas pelo menos 250 não voltaram. Todos cumpriam pena em regime semiaberto.
De acordo com a Seap, a evasão registrada neste ano é 14% menor que a do ano passado, quando 42% dos presos não retornaram após a Visita Periódica ao Lar.