Um acidente entre um trem e um ônibus, na madrugada desta terça-feira (18), deixou 19 pessoas feridas em Japeri, na Baixada Fluminense.
De acordo com a SuperVia, que administra as linhas de trens no Rio de Janeiro, o motorista do ônibus avançou o sinal vermelho e bateu no trem.
Segundo o Corpo de Bombeiros, 2 feridos foram socorridos para o Hospital Geral de Nova Iguaçu, 2 foram levados para o Hospital São Francisco Xavier, em Itaguaí e 9 passageiros foram socorridos pelo Samu para o Hospital Municipal de Japeri. Outras 6 pessoas buscaram atendimento por meios próprios.
Por nota, a SuperVia informou que todos os acessos têm sinalizações sonora e visual. A concessionária reforçou, ainda, que os trens são grandes e pesados e, por isso, não conseguem parar imediatamente após o acionamento da frenagem.
“A uma velocidade de 80Km/h, por exemplo, depois de acionada a frenagem de emergência, o trem percorre aproximadamente 290 metros até parar completamente”, diz um trecho da nota.
Também por de meio de nota, a empresa Transportes Blanco disse que colabora com a investigação da Polícia que indicará as causas do acidente. A empresa informou, ainda, que abriu um procedimento interno para apurar a conduta do motorista, uma vez que mantém treinamentos aos profissionais.
Nas imagens do circuito interno, é possível perceber que o sinal está aberto para o trem e que o veículo emite um sinal sonoro para alertar sobre a travessia, mas o ônibus avança sobre os trilhos e bate no trem.
Vídeo registra o momento da batida: