Minutos após o discurso da deputada estadual Carla Machado (PT), que pregou um tempo de cooperação pelo bem público (aqui), foi a vez de Bruno Dauaire (União) falar sobre maturidade política. Integrante do primeiro escalão do governo Cláudio Castro (PL), na pasta da Habitação, o deputado estadual não citou as divergências na política local, intrínsecas para quem acompanha o histórico desde as acirradas disputas sanjoanense. Mas afirmou que estará de mãos dadas com Carla para defender os interesses da região.
— Nós precisamos ter a maturidade política de entender que é um momento de diálogo, de construção, pelo bem público, pelo bem da população. (…) Tenho certeza de que depender da deputada Carla Machado, no que depender do deputado e secretário Bruno Dauaire, nós estaremos de mãos dadas, com maturidade, para tratar do interesse público da região Norte e Noroeste Fluminense — afirmou Bruno, que ainda citou o papel do deputado Rodrigo Bacellar (PL), atual presidente da Alerj, nesta luta regional.
Adversários na política de SJB
Na política sanjoanense, desde que se tornou deputado em 2014, Bruno sempre é um nome visto como possível candidato de oposição ao grupo de Carla — inclusive para o próximo pleito. Ela e o pai dele, o ex-prefeito de SJB Betinho Dauaire, já foram aliados políticos nos anos 1990. No entanto, romperam e já se enfrentaram nas urnas algumas vezes. Em 2000, Betinho foi reeleito, vencendo a disputa contra Machado. Em 2008, foi a vez de Carla ser reeleita pela primeira vez com triunfo sobre Dauaire.
Somados os confrontos indiretos, a vantagem é da deputada. Em 2004, Carla conquistou o primeiro mandato de prefeita, vencendo o empresário Ari Pessanha, que tinha o apoio de Betinho. Em 2012, Neco, então aliado de Carla, venceu a disputa contra o ex-prefeito. Nos pleitos de 2016 e 2020, ambos vencidos por Machado, o clã Dauaire teve tímida participação nas eleições municipais de SJB.